domingo, 30 de dezembro de 2007

As combinações destruidoras

Destruir é desfazer, arruinar ou danificar uma coisa. O xadrez é um jogo que consiste em construir uma posição própria favorável e, ao mesmo tempo, paralisar, desorganizar e destruir a do adversário.

O mestre I. Bondarewski, em seu livro "Tática do meio Jogo", coleção Escaques, edições Martinez Roca, diz: "Se uma combinação está dirigida contra um determinado objetivo e vai acompanhada de sacrifícios para deixar dito objetivo exposto a um subseqüente ataque, dizemos que se conduziu uma combinação destruidora... trata-se de destruir a maior parte de sua cobertura protetora de peças e peões... Certamente não é essencial que uma combinação destruidora tenha que acabar em xeque mate. Para um rei, ficar exposto em um tabuleiro aberto no meio jogo é sempre tão perigoso que, para se salvar da pressão das peças atacantes, um defensor pode ver-se forçado a entregar uma apreciável quantidade de material, o que geralmente faz com que uma combinação resulte sólida, ainda que não force o mate..."

No livro "Lin Fu Ching", atribuído ao imperador Huang Ti, que propiciou a criação da Grande Muralha, pode-se ler: "Quando o céu põe em marcha suas máquinas de destruição, as estrelas são movidas de seu lugar e as constelações sofrem metamorfoses. Quando a terra põe em marcha suas máquinas de destruição, dragões e serpentes aparecem sobre a terra seca e carbonizada. Quando o homem põe em marcha suas faculdades de destruição, o céu cai e a terra é derrubada. Quando o céu e o homem atuam em conjunto, todos os fenômenos previamente desorganizados são restabelecidos sobre uma nova base."

Partida da oitava rodada do Campeonato mundial Juvenil, que está sendo disputado em Nakhchivan, Azerbaijão. As brancas destroem as defesas das negras, anulam qualquer intento de contra-ataque e arrematam com um violento ataque com várias peças.

Brancas: R. Alhajov (1941)
Negras: M. Yilmaz (1802)
Nakhchivan, Azarvaiyan, 28 de junho de 2003
Defesa francesa, variante do avanço, (Eco C02)

1.e4 e6 2.d4 d5 3.e5 c5 4.c3 Cc6 5.Cf3 Db6 6.Bd3 Bd7 7.dxc5 Bxc5 8.0-0 a5 9.De2 Cge7 10.Cbd2 Cg6 11.Cb3 Be7 12.Cbd4 0-0 13.h4 Tfc8 14.h5 Cf8 15.Be3 Dd8 16.Bf4 f6 17.h6 fxe5 18.Cxe5 Bf6 19.hxg7 Bxg7 20.Dg4 Cxe5 21.Bxe5 De7 22.f4 Rh8 23.Tae1 Te8 24.Tf3 Cg6 25.Th3 Bxe5 26.Dxg6, As negras abandonam, 1-0

Artigo de Javier Vargas, publicado originalmente no site Clube de Xadrez Torre21.

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