domingo, 30 de dezembro de 2007

Criar é melhor que memorizar

Os enxadristas precisam ser criativos na medida em que o jogo-ciência imita a luta pela vida. A criatividade, mais do que um recurso de combate, é uma maneira de ser.

É evidente que este atributo não se explica por inspirações súbitas ou sobrenaturais, senão por certas qualidades que se desenvolvem e se aprendem... Segundo Mauro Rodrigues Estrada, em seu livro "Psicologia da criatividade", "o poder criador pressupõe uma atitude receptiva ante a realidade; uma espécie de humildade...A meditação prolongada, quase obsessiva, de temas e problemas é a água que rega o campo da criatividade. Os grandes criadores nunca se limitaram às oito horas de trabalho, nem excluíram os sábados e os domingos".

Os pensadores românticos consideravam as belas artes como as mais sublimes das atividades humanas porque supunham que nelas se revelava o absoluto. O xadrez, como arte, requer o original e o novo. Todo enxadrista joga criando ciladas, estratagemas e variantes nunca vista. A formulação de combinações e de planos estratégicos são basicamente atividades criativas.

Segundo J. P. Guilford, "A criatividade é educação no sentido mais completo, e é a chave para a solução dos problemas mais imperiosos da humanidade."

Criar é melhor que memorizar. São a compreensão e a criatividade as que dão categoria de arte ao xadrez. Exemplo disso é a seguinte partida da quinta rodada do torneio Capablanca, de Cuba.

A força criativa das brancas impõe sua própria lógica. Assim, mediante um brilhante sacrifício de dama estendem uma inexorável rede de mate em volta do monarca negro.

Brancas: A. Kogan (2540)
Negras: Walter Arencibia (2542)
La Habana, Cuba, 11 de maio de 2002
Gambito de dama, variante das trocas, (Eco D35)

1. d4 d5 2. Cf3 Cf6 3. c4 e6 4. Cc3 Ae7 5. cxd5 exd5 6. Bf4 c6 7. Dc2 g6 8. Ce5 Bf5 9. Dd2 Cbd7 10. f3 Cxe5 11. Bxe5 0-0 12. g4 Be6 13. h4 Cd7 14. Bg3 Cb6 15. e3 f5 16. g5 Bf7 17. 0-0-0 Cc4 18. Bxc4 dxc4 19. Be5 b5 20. d5 Da5 21. d6 Tfd8 22. h5 b4 23. hxg6 Bxg6 24. Dd4 bxc3 25. Dxc4+ Bf7 26. Dxf7+ Rxf7 27. Txh7+ Re8 28. Txe7+ Rf8 29. Bg7+ Rg8 30. Th1, as negras abandonam 1 - 0

Artigo de Javier Vargas, publicado originalmente no site Clube de Xadrez Torre21.

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